Discas de consulta


Clique para retornar à página inicial.Página inicial



Para uma busca mais eficaz, sugerimos que sejam seguidas algumas recomendações:


1) As pesquisas devem ser feitas preferencialmente no masculino. Na CBO, os títulos das ocupações estão, na grande maioria dos casos, no gênero masculino. Por isso, evite pesquisas como: “médica”, “técnica em secretariado” ou “faxineira”. Todas essas ocupações serão facilmente encontradas se pesquisadas como: “médico”, “técnico em secretariado” e “faxineiro”.


2) Para pesquisas de atividades, usar a forma infinitiva do verbo. A pesquisa pode ser realizada através das atividades desempenhadas pelo profissional. Para tanto, marque a opção “atividades” e escolha palavras como: “examinar”, “abastecer”, “redigir”.


3) O título da ocupação não precisa ser igual ao utilizado na empresa. De acordo com o artigo 4º da Portaria Ministerial nº 397, de 09 de outubro de 2002, os efeitos de uniformização pretendida pela CBO são de ordem administrativa e não se estendem às relações de emprego, não havendo obrigações decorrentes da mudança da nomenclatura do cargo exercido pelo empregado. Desta forma, o importante é que as atividades sejam semelhantes, sendo possível a utilização de sinônimos escolhidos pelas empresas.


4) A CBO apresenta o indicativo da escolaridade. Para verificar o nível de escolaridade exigido para cada ocupação, clique no link “BUSCAS”, “por título” ou “por código”, “Características de Trabalho”, campo (Formação e experiência).
Todos os direitos reservados MTE © 2007-2017 - Política de Privacidade - Condições de Uso - Build  20240315-2128 []